O que é Autocracia?
Autocracia é um governo baseado nas convicções de uma só pessoa, ou seja “Poder Absoluto.” Trata-se, na verdade de um governo no qual há uma única representação como detentora do poder, ou seja, um comitê, uma assembleia ou simplesmente um líder que possui obsoluto controle de todos os níveis governamentais.
Contexto Histórico
Esse termo iniciou-se na Grécia antiga para representar grandes generais, foi uma época que só eles, poderiam tomar decisões sem precisar passar pela assembleia. Uma das primeiras referências ao termo foi utilizada na época do Império Bizantino, século IV. Neste período, o imperador denominava-se autocrator, mostrando que seu poder era concentrado em si próprio e ilimitado.
Diferenciação dos termos
Há, de fato, uma grande confusão em torno dos termos que designam modelos políticos. Cada um deles é utilizado em um contexto sócio-político-cultural e pode apresentar influência de outro, ou ainda coexistindo, mas não são os mesmos.
Monarquia
Autocracia
Totalitarismo
Autoritarismo
(Regimes Autoritários, Regimes Totalitários)
Aristocracia
Oligarquia
O que é autocracia no contexto sociológico
Além de ser utilizado para denominar um modelo político, o termo “autocracia” possui outro significado na área da sociologia. A sua aplicação mais conhecida no meio acadêmico brasileiro foi utilizada por Florestan Fernandes, que cunhou o termo “Autocracia burguesa.”
Conclusão
Resumo em tópicos: o que é Autocracia!
Colocamos as principais características da Autocracia em tópicos.
Personalização do poder
Centralização do poder
Outros membros e órgãos do governo são exonerados
Intolerância
Impunidade para o autocrata
Pode existir a partir de meios legais
Pode advir também de golpes
Muitos modelos políticos se enquadram na sua definição, mas a Autocracia não é, necessariamente, sinônimo de nenhum deles.
Referências: https://beduka.com/blog/materias/historia/o-que-e-autocracia/
https://www.infoescola.com/formas-de-governo/autocracia/
Comentários
Postar um comentário