Teocracia
1- Introdução
Teocracia é uma sociedade governada por lideranças religiosas ou nomeadas por elas e que se dizem representantes de um deus ou vários deuses.
A junção da união da política e a fé, são características que se tornam muito complexas na relações sociais, onde a vontade do povo fica em segundo lugar, sendo argumentado que o estado teocrático é a vontade divina, mesmo seu chefe de estado sendo de carne e osso.
A liderança teocrática opera seu governo com o que Max Weber conceituou como “ética da convicção” que são decisões baseadas nas suas verdades e convicção pessoal, enquanto que na “ética da responsabilidade”, as consequências das suas ações devem ser levadas em consideração.
O contexto dos países teocráticos podem se diferenciar de acordo o tempo ou situação geopolítica, mas todos têm em comum, a apropriação das escrituras sagradas, como mensagens divinas, para serem obedecidas veementemente.
Na concepção hegeliana Marx ele vai falar da alienação, tendo como referências às análises de Feuerbach sobre a alienação religiosa como forma suprema de alienação humana . Um ser estranho e superior, separado dos homens, que domina e governa por não reconhecerem que foi criado por eles próprios. Filósofo Agostinho ele não defendia a existência de um estado teocrático em seu pensamento,mas entendia que os valores da religião,como seu princípio,a república não a sua força e entendimento e muito menos o povo se aproximaria da verdadeira justiça.(“A verdadeira justiça existe apenas na república cujo fundador é Cristo” (AGOSTINHO, De Civ. Dei II, 21).
Em Contrapartida o filósofo Immanuel Kant fala sobre o esclarecimento na sua obra sobre “verdade e mentira extra-moral”. O homem racional embora tenha o intelecto ao seu favor prefere viver de mentira, abstrações e de metáforas. Fala de uma geração que se acostumou à preguiça e covardia e precisa se libertar da imaturidade. É mais fácil pelo nosso comodismo que o outro tenha consciência por mim. Ele fala que é tão cômodo para o homem, por muitas vezes ter algo ou alguém que tenha consciência por ele. Exemplos práticos e cotidianos: Um livro que faça do meu entendimento um pastor, um médico que decida pela sua dieta. È um texto que fala das nossas ações e decisões e de uma imaturidade tornada natural que não reconhecemos e que é difícil desvencilhar-mos dela. Para o autor, o esclarecimento traz liberdade para cada homem pensar por si e realizar a queda do despotismo pessoal, opressão tirânica ou gananciosa. A grande massa se limita a exercitar o raciocínio e conseqüentemente dá lugar à ignorância, que por sua vez, paga caro com a falta de esclarecimentos, diante de uma classe que impõe suas verdades a outra.
2- Teocracia na antiguidade:
Egito antigo- Quando o faraó era adorado como filho do deus Amon-Rá e reconhecido como a encarnação do deus Hórus, o deus-falcão. Para os egípcios, as oferendas e os sacrifícios era forma de agradar a felicidade pessoal do faraó e uma forma de obediência para divindade próprio faraó. Que reinava com grande poder e soberania sobre o estado onde cultura e a religião era usada para a dominação ideológica,atrelado ao poder político.
Hebreus- Intermediava suas relações com iaweh, nome dado ao seu deus, único digno de ser adorado. Seus líderes políticos justificavam suas ações pela orientação dada pelo seu deus.
3-Teocracia na atualidade
Vaticano- O Vaticano é um país onde o Papa é Chefe de Estado, tem poder absoluto nos três poderes( legislativo, executivo e judiciário) com leis que são baseadas na Bíblia, além de governar a igreja católica.
Estados Islâmicos- Os países dos estados islâmicos são regidas por leis religiosas, alguns países como a Arábia Saudita e o Irã, se utilizam da Sharia, que é o conjunto de leis escritas no Alcorão, que rege a vida de todos aqueles que vivem neste país. Ao contrário dos países ocidentais a exemplo, do Brasil, Argentina, Estados Unidos, onde não há uma clara separação entre aquilo que sejam leis religiosas e leis civis.
Irã- No final da década de 1970, houve uma revolução, que colocou os aiatolás no controle do governo iraniano, sua hierarquia religiosa muçulmana, se deu por justificar suas ações por meio de argumentação religiosa.
Brasil- Na contexto político atual, alguns representantes políticos, por ter posição eclesiástica nas igrejas e se apropriarem da bíblia como argumento religioso, se promovem em cargos políticos
4- Considerações Finais
A teocracia ainda impera nos dias atuais. O Brasil é um país democrático,e laico mas assim como a maioria dos países ocidentais que separam as leis religiosas das leis civis, ainda tèm representantes políticos que governam se apropriando de argumentos religiosos e da alienação do povo para galgar cargos e se perpetuar no poder. É necessário, a desconstrução de certas ideologias que desencadeiam a influência e a dominação da massa.
Referências Bibliográficas
SITE.Politize.Teocracia um governo fundamentado pela religião. Publicado 27/07/2019 Disponível em.<https://www.politize.com.br/teocracia/.>Acessado em 16/11/20
SITE.Mundo educação. Rainer Gonçalves Sousa Teocracia. Disponível. em<https://mundoeducacao.uol.com.br/politica/teocracia.htm.>Acessado em 16/11/20
SITE.Toda Matéria Juliana Bezerra.Teocracia. Disponível em.<https://www.todamateria.com.br/teocracia/#:~:text=Teocracia%20%C3%A9%20o%20governo%20ou,reis%2C%20para%20dirigir%20o%20povo.>Acessado em 16/11/20
SITE.Politize Vaticano como funciona? Publicado 18/08/ 2017. Disponível em.<https://www.politize.com.br/teocracia-sistema-politico-do-vaticano/#:~:text=O%20Vaticano%20adota%20como%20sistema,a%20sociedade%2C%20como%20a%20Xaria.>Acessado em 16/11/20
Leber, S, Werner: Resenha do Texto de 1783, De Immanuel Kant: Resposta à Pergunta: O Que é Esclarecimento. Web Artigos. Pág. 63 a 71. 21 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/resenha-do-texto-de-1783-de-immanuel-kant-resposta-a-pergunta-o-que-e-esclarecimento/151414>: Acessado em 15/11/20
AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Trad. J. Dias Pereira. 2º ed. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 2000. Disponivel em.<http://fajopa.com/contemplacao/index.php/contemplacao/article/view/178/196>Acessado em.17/11/20
Comentários
Postar um comentário